CINEMA EM SALA DE AULA: "OS CROODS".

Quinta-feira, véspera de conselho, período noturno, apenas duas séries, friozinho em Batatais e você poderia pensar: “HOJE OS ALUNOS NÃO VÃO A ESCOLA”. Errou feio! 


Com a integração promovida pela Escola entre alunos e professores, estamos revertendo a baixa frequência em dias “pontuais” no período noturno. Nesta quinta-feira por exemplo, a estratégia das professoras Ana Cláudia Cazarotti e Nara Ferranti foi o Cinema em Sala de Aula, com o filme “Os Croods”, uma família pré-histórica, escondida a maior parte do tempo dentro de uma caverna, liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior e que a todo custo tenta impedir seus filhos do contato com o novo. Alguma semelhança com a nossa realidade nos dias de hoje? Com certeza!




# Valeu turminha!  

FEIRA DO LIVRO DE BATATAIS - 2014

Participar da II Feira do Livro do Município de Batatais em 2014 foi muito mais que incentivar meus alunos a valorizar a cultura através da leitura, audição e contação de histórias...


Foi um “passeio cultural” enriquecedor, divertido, agitado. Enriquecedor porque na feira tínhamos várias tendas para visitar: para comprar para ler ou presentear. Divertido porque nossa cidade é pequena e fomos a pé, e durante o passeio já discutimos regras de trânsito, entulho vegetal, aquecimento global, enfim, tudo o que nos parecia um empecilho no início, analisávamos a situação e lembrávamos um conteúdo. Agitado, pois a sessão de cinema foi muito proveitosa, porque falava do corpo humano. 


Batatais nesse ano, comemorando seus 175 anos, nos proporcionou essa oportunidade com engenho e arte.  De 11 a 15 de março nossa cidade e região tiveram, como num tapete vermelho, o desfile de alguns ícones da cultura Batataense, além de quem não escreve, entretanto incentiva a leitura (como a Biblioteca Itinerante) e a difusão da contação de histórias e tradição oral. 






A Professora Maria Aparecida Boldrin e eu levamos duas turmas à exposição no dia 13 de março à tarde e tivemos nossas expectativas correspondidas. Nossos alunos interagiram com artistas, exploraram as tendas, compraram livros para si e para outros, comeram tudo o que puderam, e enfim, lamentaram o tempo escasso porque a visita foi inesquecível.


HOMENAGEM!!!

NOSSA TORCIDA, ADMIRAÇÃO E APOIO AOS ALUNOS DA E.E. ANTÔNIO AUGUSTO QUE INGRESSARAM NA FACULDADE! PARABÉNS MOÇADA, FAÇAM A DIFERENÇA!

"Se temos de esperar, 
que seja para colher a semente boa 
que lançamos hoje no solo da vida.. 

Se for para semear, 
então que seja para produzir 
milhões de sorrisos, 
de solidariedade e amizade..

Não sei se a vida é curta ou longa para nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas..
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe, braço que envolve,
palavra que conforta, silencio que respeita,
alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia,
desejo que sacia, amor que promove..

E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida..

É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais,
mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar..
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!"

"DIA D" - AUTOAVALIAÇÃO E.E. ANTÔNIO AUGUSTO!

Aconteceu quarta-feira, dia 10 de abril, a autoavaliação da E.E. Antônio Augusto! A iniciativa é chamada de “Dia D” pela Secretaria da Educação, e é de suma importância pois ajuda a unidade a detectar situações que demandam mais atenção na rotina escolar. 
Entre os temas em discussão estavam: Como a Escola Avalia? O que a comunidade espera da Escola? O que os professores almejam atingir com suas práticas? Como a gestão pode contribuir para que a Escola alcance suas metas? A reunião foi bastante proveitosa e deu origem a um plano de ação arrojado e com boas expectativas, promovendo uma avaliação diagnóstica na Escola. Confiram as fotos!












ECONOMIZE ÁGUA - VIDEOCLIPE!!!

Durante a semana que precede o Dia Internacional da Água – 22 de março – em sintonia com as estratégias da escola para esta semana, a professora de sociologia Marisa Bete Romanini Alves propôs aos alunos da 1ª série do ensino médio, um trabalho de abrangência sobre a água, com debates, produções de texto e artísticas. 

Para nossa surpresa, a prática extrapolou os limites da sala de aula quando o aluno Lucas Natanael, após participar da discussão, colocou seus dotes artísticos em ação e compôs o agora conhecido “Rap da Água”. Confiram a música e a letra, já sucesso e exemplo de boa ação em sala de aula para nós da Escola Antônio Augusto!



"Feche a torneira, desligue o chuveiro.
Vamos economizar, falo pro mundo inteiro!

Ela é aquela que tira nossa sede
Bem-vinda em nosso mundo e no mundo dos peixes.
Entre mares, rios e oceanos
A água boa, aquela que precisamos
Também amamos, então feche a torneira.
Vamos economizar que isso não é brincadeira.
Sem ela não haveria vida humana
Falando pra vocês passo uma ideia bacana
Então feche a torneira, desligue o chuveiro
Vamos economizar, falo pro mundo inteiro
Vamos economizar pra ela não acabar, falo para o mundo inteiro..."



GAROTO E GAROTA ANTÔNIO AUGUSTO!

Vem aí o Garoto e Garota Antônio Augusto 2014!


Este ano o evento será realizado no 1º semestre de 2014 em virtude da Copa do Mundo no Brasil e também das Eleições. A pré-seletiva aconteceu no dia 01 de abril e os preparativos para a grande festa estão a todo vapor! Venha participar com a gente!






50 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964

Foto: Evandro Teixeira


Há exatos 50 anos, o Brasil assistiu ao Golpe que derrubou o governo João Goulart e instituiu a Ditadura Militar no país. Não existe motivo para comemoração. 

A lembrança serve para que tenhamos consciência política suficiente a ponto de evitarmos as repetições de erros que nos custam tão caro. O regime autoritário durou 21 anos.

Nesse período, a escolha dos governantes era feita pelos militares, a aparência de democracia era garantida por votações no Congresso Nacional, que com atuação limitada, servia somente para oficializar escolhas que os parlamentares não tomavam parte.

A tortura foi legalizada pela força do Ato Institucional nº 5 (AI-5), as perseguições e a falta de liberdade individual e de expressão fizeram parte do dia-a-dia da população brasileira.

Por Gisele A. S. Zanco. 
Profª. de História e Sociologia

Para saber mais:

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo. Edusp/FDE, 1994.
GASPARI, Elio. A Ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Música de protesto: