02 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Você sabia que dia 02 de Abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo? A data é utilizada para conscientizar a população sobre o tratamento, problemas e direitos do paciente portador da doença. A cor oficial é o azul, pois estudos indicam que os casos de autismo acometem principalmente os meninos, numa proporção de três a cinco meninos para uma menina. 
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que aparece nos três primeiros anos de vida. O autismo afeta o desenvolvimento normal do cérebro relacionado às habilidades sociais e de comunicação.



Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.


Um acompanhamento especializado é dispendioso porque depende de profissionais qualificados de diversas áreas. Daí a importância de que o tratamento seja incluído na rede pública como direito de todos.

Em junho de 2011, o Senado aprovou um projeto de lei que garantirá direitos e atendimento aos autistas do Brasil - que atualmente não contam com tratamento pela rede pública de saúde.  Para ir à sanção da presidente Dilma e virar lei, o projeto precisa ainda ser aprovado pela Câmara Federal, mas está parado sem entrar na pauta dos deputados há mais de oito meses. 

O andamento do projeto pode ser acompanhado online: http://LeiFederal.RevistaAutismo.com.br

O autismo não é considerado uma deficiência física nem mental, portanto não se encaixa na maioria dos direitos já conquistados pelas pessoas com deficiências no país. Vamos aderir ao movimento para chamar a atenção de todos para o autismo? Compartilha essa importante campanha. Lute pelo azul! Esta é a cor escolhida para simbolizar o autismo.

Por Ana Paula Bassoli
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário